-
Arquitetos: Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez
- Área: 6090 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stefan Tuchila, Sergio Grazia, SOLIDEO – Dronepress
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como pode o prestígio da França e os valores associados a ela serem promovidos através do esporte, quando a capital francesa já se distingue como uma força motriz na luta contra as mudanças climáticas durante os acordos climáticos da COP 2021? Todo grande evento esportivo é testemunha da passagem do tempo, revelando periodicamente a imagem de um mundo em que vivemos juntos. Essa noção de coabitação é particularmente relevante hoje, dada a necessidade urgente de mudança. Nossa contribuição para a dinâmica acolhedora é uma oportunidade para mostrarmos o know-how francês, como manifestantes de um novo paradigma.
Disponibilizamos nossa experiência como construtores no campo da habitação e novas técnicas de construção, através de pesquisas tipológicas inovadoras baseadas na noção de domesticidade metropolitana, usos e qualidade de vida, seja para apartamentos ou áreas comuns.
Em contraste com referências históricas, pensamos em termos de patrimônio, para que este novo distrito seja um lugar "de longo prazo" para viver em família dentro da dinâmica da Grande Paris, enquanto oferece aos atletas a oportunidade de mostrar sua hospitalidade antecipadamente. Nosso trabalho se concentrou no desenho de células que poderiam ser rapidamente e economicamente convertidas para uso residencial.
Nossa intervenção se concentra em três edifícios estratégicos, terrenos 1, 5 e 8. A importância estratégica do terreno 1, que na realidade resulta da montagem linear de dois terrenos, oferece uma silhueta singular sugerindo a proa de um navio ancorado que, com suas amplas passarelas brancas, domina a extensão da paisagem do rio. Esta vista excepcional também é oferecida a transeuntes e visitantes pela presença de um amplo terraço à beira-rio.